terça-feira, 9 de junho de 2009

História de patchwork (parte II)


Foram os primeiros colonos europeus (ingleses) que introduziram o patchwork nos Estados Unidos, onde transformou- se em arte e tradição familiar e com o passar do tempo a atividade foi se transformando de artesanal em artística.
Patchwork e quilting tem andado juntos no decorrer da história retendo suas próprias características. A palavra quilt provém do latim "culcita" uma espécie de colchão ou almofadão enchido com algo macio e quente e usado para deitar ou cobrir.
Alguns quilts encontrados na Sicília, do final do século XIV, nos dão uma pequena demonstração de estilos e técnicas utilizados na época. Mas é na Idade Média que encontramos suficientes evidências escritas para construir uma história coerente. E mesmo estas notas escritas, contam somente a história referente aos ricos, por se tratarem de inventarios de famílias de classes superiores. Porém é razoável supor que as mulheres de familias pobres também usaram quilts nos seus lares.
Patchwork e quilting ficaram associados aos pobres após o tempo em que cobertas e revestimentos de cama tornaram -se manufaturados, e os pobres não podiam adquirir tais produtos, esta associação se deu até a mudança dos padrões sociais após 2ª Guerra Grande Guerra, com mais mulheres saindo de casa para trabalhar.

... depois continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário